Páginas

domingo, 2 de março de 2014

Fluxo de Caixa método Indireto

Demonstração do Fluxo de caixa método indireto:


A demonstração do Fluxo de Caixa tem o objetivo de demonstrar a capacidade da empresa de gerar caixa, mas não basta apenas ver o resultado no final do período, é preciso analisar o que aconteceu com a empresa que fez com que entrasse ou saísse dinheiro.

Como exemplo vou usar a Bematech BEMA3
Eis o balanço referente ao 4T 2013 (resumido):




Patrimonio líquido:

O ativo é igual a soma do passivo mais o patrimonio líquido, então:

Ativo------- 500.652 =
Passivo ---- 096.668 +
Patrimonio - 403.984 +

Então podemos montar a DFC:


na coluna diferença está o resultado do fluxo de caixa, quando está positivo é porque entrou dinheiro no caixa e negativo quando saiu. Por exemplo a conta clientes. Está negativo pois houve aumento no saldo da conta (2,68%) com relação ao ano anterior e isso significa diminuição do caixa. Um aumento no ativo significa diminuição de caixa(como se empresa comprasse algum ativo e pagasse a vista) e diminuição do ativo é aumento de caixa (como se vendesse algum ativo).

Mas perceba que o maior aumento no ativo da empresa foi da conta de impostos a recuperar, isso pode significar que o custo de produção aumentou, com crédito na compra de matéria prima

Já o passivo total da empresa diminuiu (6,17%) o que significa que a dívida total diminuiu, o que é bom. Sempre que há aumento no passivo o fluxo de caixa é positivo pois signifca entrada de dinheiro baseado em dívidas. no caso da Bematech podemos ver que mesmo com diminuição do passivo ( o que significa saída de dinheiro) a empresa apresentou fluxo de caixa positivo, esse equilíbrio é importante. 

Há vários índices que podem ser analisados, e disso falarei mais tarde. Espero ter ajudado quem estuda empresas para se tornar sócio, é só aplicar o estudo ao balanço das outras empresas para se ter um bom entendimento do funcionamento e saúde financeira da mesma.

OBS.: o fato de eu ter usado o balanço desta empresa não significa recomendação. Foi um exemplo real para demonstrar como funciona o fluxo de caixa.




Nenhum comentário:

Postar um comentário