Páginas

terça-feira, 28 de novembro de 2017

O sistema

Depois de muito tempo sem escrever, me bateu a vontade de começar a atualizar este espaço, e hoje estive refletindo sobre como vivemos nossa vida no dia a dia. E lembrei que quando falam de dinheiro, relacionamento, comportamento, alguns usam o termo “matrix”.

O nome utilizado para descrever a vida das pessoas que vivem para sustentar o sistema, surgiu após o lançamento de um filme de sucesso chamado “matrix”. De acordo com o filme, as pessoas vivem uma falsa vida, sustentando o verdadeiro sistema.

O termo matrix é utilizado para definir nossa vida hoje, pois, segundo os que utilizam o termo, o sistema em que vivemos consiste em fazer as pessoas fazerem o que é necessário para que o mesmo sistema continue funcionando.

O sistema continua funcionando, resultado das pessoas aceitarem, talvez por não ter alternativas, a fazer o que o sistema exige delas. E o sistema é complexo e grande, ignorando o indivíduo, resultando em problemas para alguns que ficam de fora do sistema (desemprego, subemprego, fome, falta de educação, saúde e por aí vai). Então, se você não gosta do sistema e decide ignorá-lo e não fazer a vontade dele, mas não possui estrutura para isso, ele não vai dar a mínima para você e você ficará às margens da sociedade.

Mas uma característica interessante do ser humano, quando passa por uma dificuldade e acha difícil se ver livre dessa dificuldade, é procurar um culpado por todas as suas mazelas.
Para decifrar esse problema e tentar saciar a nossa curiosidade existem vários tipos de respostas, as quais definem como culpado, alguém que manipula o sistema.

Importante termos em mente que não é possível uma única pessoa ou um grupo de pessoas manipularem o sistema. Isso seria impossível, dada a complexidade do sistema e o tamanho do nosso planeta, com uma quantidade tão grande de pessoas que pensam cada uma de um jeito, que possuem desejos diferentes, e uma infinidade de fatores, como região onde nascem, família que nascem, classe social e assim por diante.

O que fazer então? Aceitar viver da forma que o sistema nos impõe? Lutar contra o sistema? Ou desistir de tudo e viver às margens da sociedade?

Um alívio nos dá quando nos interessamos sobre o assunto ao ponto de termos um melhor entendimento de como tudo a nossa volta funciona, e a partir disso podermos fazer escolhas melhores que nos proporciona ter mais satisfação em vários aspectos da vida.
Então temos uma alternativa: conhecer o sistema e ver se é possível ficar de um lado do sistema que é menos penoso, menos sacrificante.

Vamos ver se continuamos esse tema...
Abraço
RD



Nenhum comentário:

Postar um comentário